Exercitando o Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barroco

Ir para baixo

Barroco  Empty Barroco

Mensagem  Geisa Qui Jul 28, 2011 7:15 am

BARROCO Portugal - 1580 a 1756
Brasil - 1601 a 1768
1. Contexto Histórico

O panorama europeu do século XVII se caracteriza pela existência de conflitos de ordem religiosa, política, econômica e social .
• Término do ciclo das grandes navegações;
• Reforma protestante liderada por Calvino e Lutero se solidifica na Inglaterra e Holanda;
• Com a afirmação dos poderes do homem ocorre o seu distanciamento de Deus, da Igreja e da religião. Graças ao racionalismo a ao antropocentrismo o homem volta-se para o0s prazeres terrenos;
• A igreja católica se organiza num movimento chamado Contra-Reforma, principalmente em Portugal e na Espanha. Movimento que procurava restaurar um clima de religiosodade, numa profunda reação àquela visão antropocêntrica, propondo a volta ao medievalismo e a irrestrita fé na autoridade da Igreja e do Rei;
• Confrontam-se então duas forças opostas: Antropocentrismo x Teocentrismo. Desse confronto resulta uma tensão que vai marcar a maneira de pensar, as concepções sociais , políticas e artísticas da época.
Surge então, o estilo Barroco, caracterizado por um conflito de ideologias, onde o homem mostra-se angustiado, debatendo-se entre os princípios da fé e os apelos da vida terrena pecaminosa.

2. Manifestações Artísticas

As manifestações artísticas do Barroco retratam a procura de conciliação de forças antagônicas como: BEM X MAL , DEUS X DIABO, CÉU X TERRA, PUREZA X PECADO....
No Brasil, o Barroco , nas artes plásticas, foi anterior ao literário, sendo famosas as obras de Aleijadinho que viveu e trabalhou em Minas Gerais.
Na arquitetura barroca , as igrejas vão demonstrar uma ornamentaçào retorcida e suntuosa, para poder impressionar através do luxo e da riqueza. O Barroco foi um estilo plástico-visual, pois impressionava primeiro a vista para depois chegar aos sentidos, à inteligência.

3. Barroco no Brasil (1601-1768)

O Barroco começa no brasil em 1601, com a obra Prosopopéia, escrita por Bento Teixeira Pinto para homenagear o donatário da capitania de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho. É uma obra sem grande valor literário, pois foi considerada uma cópia de Os Lusíadas , de Camões.
Os principais autores do Barroco brasileiro são:
a) Padre Antônio Vieira - É estudado pelos críticos nas literaturas brasileira e portuguesa. Desenvolveu a Oratória Sacra ( arte em falar aos cristãos ) escrevendo famosos Sermões.
b) Gregório de Matos Guerra- É o mais importante dos barrocos brasileiros. Advogado, baiano, foi apelidado de “Boca do inferno”, graças a sua irreverência ao criticar a sociedade da época. Gregório escreveu poesia lírica, satírica e religiosa.

4. Principais características do Barroco

• Símbolos que traduzem a efemeridade e instabilidade das coisas ( fumaça, vento , neve, chama ...)
• Frases interrogativas - refletem a dúvida e a incerteza do homem barroco.
“Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se tão formosa é a Luz, por que nào dura?”
• Ordem inversa - torna a frase mais pomposa, traduz os meneios do raciocínio, reflete falta de clareza , de certeza diante das coisas.
• Cultismo - É o jogo de palavras, caracterizado pela linguagem rebuscada, culta , extravagante. Uso abusivo de metáforas e hipérboles.
• Conceptismo - É o jogo de idéias .
“Para um homem se ver a si mesmo , são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelhos e olhos e é noite , não se pode ver por falta de luz; logo há mister luz, há mister espelho e há mister olhos.”(Pe. Vieira )
• A realidade é conhecida através dos sentidos. Decorre daí o uso de figuras de estilo;
• Os principais temas da literatura barroca giram em torno da idéia de sobrenatural, morte, fugacidade da vida e ilusão, arrependimento , etc.





Geisa
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 25/07/2011

https://exercitandoportugues.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos