Emprego dos Pronomes (1)
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Emprego dos Pronomes (1)
Emprego dos pronomes demonstrativos (este, esse, esta, essa, isto, isso, aquele, aquela, aquilo).
1º) Na posição geográfica use:
- ESTE: para designar o que está próximo da pessoa que fala.
- ESSE: para designar o que está próximo da pessoa com quem se fala.
- AQUELE: para designar o que está distante das duas pessoas, ou seja, a que fala e a com quem se fala.
Ex.:
Esta moto em que eu estou foi comprada ontem.
Essa moto em que você está é linda.
Você viu aquela moto que passou.
2º) Na posição temporal use:
- ESTE: no presente e no futuro (considerando o que ainda será mencionado).
- ESSE: no passado (considerando o que já foi mencionado).
Ex.:
“Neste ano, quero paz no meu coração...” (refere-se ao ano presente)
“São estes alguns dos problemas que nos afligem: estradas, ensino, indústria pesada, amparo à agricultura”. (refere-se ao que ainda será mencionado)
“Estradas, ensino, indústria pesada, amparo à agricultura, esses são alguns dos problemas que nos afligem” (refere-se ao que já foi mencionado)
3º) Na posição distributiva use:
ESTE: para o que foi mencionado por último.
AQUELE: para o que foi inicialmente mencionado.
Ex.:
Juliana já contraiu febre amarela e dengue: esta (a dengue), quando fez um viagem à floresta Amazônica; aquela (a febre amarela), quando enfrentou uma enchente em 1992.
O caso do MIM e do EU; do TU e do TE
É comum as pessoas dizerem: Este livro é para mim ler.
Qual o equívoco? O certo é para eu ler.
Simplesmente não observamos que o mim torna-se o sujeito de ler. Pelas leis da gramática, mim e te não funcionam como sujeitos da ação. Logo: Para eu fazer, para eu ler, para eu escrever. Mim e te não praticam ação. Logo, mim não passa no vestibular; mim não namora, mim não vai a jogo de futebol. Eu, sim, passo no vestibular. Estudo para eu passar no vestibular. Na verdade, isso parece língua de índio: Mim Jane, tim Tarzã...
Os alunos irão reclamar: Que diferença faz, todo o mundo entende quando a gente diz pra mim fazer?
Ah, sim, vocês acham mesmo isso? Então vejamos:
Imaginem que um colega faça o seguinte convite:
Vou-te convidar para tu comeres lá em casa.
Tu é sujeito de comer. Logo, praticará a ação de degustar o alimento cozido. Trata-se de pronome reto, digno feitor de ações.
Trocando para o pronome oblíquo:
Vou-te convidar para te comer lá em casa.
Mudou alguma coisa? Penso que sim. Agora o convidado, de agente da ação de comer, passa a ser o cardápio.
Moral da história: Quando convidarem vocês para comer, perguntem se é com o reto ou com o oblíquo.
Então, preste atenção para o emprego dos pronomes eu, mim, tu, ti:
1º) Quando precedidas de preposição, não se usam as formas retas eu e tu , mas as formas oblíquas mim e ti .
Ex: Ninguém irá sem mim.
Nunca houve discussões entre mim e ti.
2º) Só usamos as formas retas eu e tu, mesmo precedidas de preposição, quando essas formas funcionam como sujeito de um verbo no infinitivo.
Ex: Deram o livro para eu ler.
Agora é hora de você treinar o que aprendeu. Vamos lá!
1.Complete com “eu” ou “mim”:
- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;
a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.
2. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a) você não pode ir sem eu;
b) meu amigo, o diretor quer falar consigo;
c) entre eu e tu não pode haver romance;
d) era para mim encontrar a solução do problema;
e) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
3. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:
a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.
4. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
5. Assinale a alternativa em que o pronome grifado foi empregado corretamente:
a) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
b) É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois;
c) O processo está aí para mim examinar.
d) Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução foge a vossa alçada;
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
6. Leia atentamente as seguintes frases:
I - João deu o livro para mim ler.
II - João deu o livro para eu ler.
A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:
a) a frase I está certa, pois a preposição para exige o pronome oblíquo mim.
b) a frase II está certa¸ pois o sujeito de ler deve ser o pronome do caso reto eu.
c) a frase I está certa, pois mim é objeto direito de deu.
d) a frase II está certa, pois, para exige o pronome do caso reto eu.
e) ambas as frases estão corretas, pois a preposição para pode exigir a forma mim quanto a eu.
7.Visitei o sítio da amiga de Paula, o qual muito me encantou. Usou-se o qual em vez de que:
a) por uma questão de estilo;
b) pois só o qual é conectivo;
c) pois a segunda oração é adjetiva;
d) pois ali só caberia um pronome relativo;
e) para evitar-se ambiguidade.
8. Vossa Excelência _____ arrependerá de ter traído ______ povo !
a) vos – vosso;
b) se – vosso;
c) vos – seu;
d) se – seu;
e) te – teu.
9. Complete as lacunas com o pronome adequado:
“Este encargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre __________ .”
a) mim - eu e ti;
b) mim - mim e tu;
c) mim - mim e ti;
d) eu - eu e ti;
e) eu - mim e ti.
10. Complete as lacunas:
I - de presente, deu-lhe, um livro para _____ ler.
II - de presente, deu um livro para _______ .
III - nada mais há entre _______ e você .
IV - sempre houve entendimentos entre _______ e ti.
V - José, espere, vou _______ .
a) ela – mim – eu – eu – consigo;
b) ela – eu – mim – eu – consigo;
c) ela – mim – mim – mim – com você;
d) ela – mim – eu – eu – consigo;
e) ela – mim – eu – mim – consigo.
11.Indique a alternativa em que o pronome oblíquo é reflexivo:
a) Todos me ajudaram muito;
b) Eu me machuquei com a faca;
c) Assim tu o prejudicas;
d) Eu te direi toda a verdade;
e) Eu te darei o céu, meu bem, e o meu amor também.
12. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:
1) É muito difícil para ______ escrever-lhe diariamente.
2) Eles chegaram a discutir entre ______, mas não brigaram.
3) Percebi que o plano era para _______ desistir do jogo.
4) Passeando pelo jardim, o velho falava ________, murmurando frases confusas.
a) mim – eles – mim – consigo;
b) mim – si – eu – consigo
c) eu – eles – eu – contigo;
d) eu – si – eu – consigo.
e) mim – si – mim – contigo
13.Complete as lacunas com o pronome adequado:
1) “_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
2) “A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
3) “Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
4) “Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
a) Esse – essa – esta – estes;
b) este – esta – esta – estes;
c) este – esta – essa – esses;
d) esse – essa – essa – esses;
e) este – esta – essa – estes.
14. Dadas as sentenças:
1) Ela comprou um livro para mim ler.
2) Nada há entre mim e ti.
3) Avilmar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta (s):
a) apenas a sentença nº 1;
b) apenas a sentença nº 2;
c) apenas a sentença nº 3;
d) apenas a sentença nº 1 e nº 2;
e) todas as sentenças
1º) Na posição geográfica use:
- ESTE: para designar o que está próximo da pessoa que fala.
- ESSE: para designar o que está próximo da pessoa com quem se fala.
- AQUELE: para designar o que está distante das duas pessoas, ou seja, a que fala e a com quem se fala.
Ex.:
Esta moto em que eu estou foi comprada ontem.
Essa moto em que você está é linda.
Você viu aquela moto que passou.
2º) Na posição temporal use:
- ESTE: no presente e no futuro (considerando o que ainda será mencionado).
- ESSE: no passado (considerando o que já foi mencionado).
Ex.:
“Neste ano, quero paz no meu coração...” (refere-se ao ano presente)
“São estes alguns dos problemas que nos afligem: estradas, ensino, indústria pesada, amparo à agricultura”. (refere-se ao que ainda será mencionado)
“Estradas, ensino, indústria pesada, amparo à agricultura, esses são alguns dos problemas que nos afligem” (refere-se ao que já foi mencionado)
3º) Na posição distributiva use:
ESTE: para o que foi mencionado por último.
AQUELE: para o que foi inicialmente mencionado.
Ex.:
Juliana já contraiu febre amarela e dengue: esta (a dengue), quando fez um viagem à floresta Amazônica; aquela (a febre amarela), quando enfrentou uma enchente em 1992.
O caso do MIM e do EU; do TU e do TE
É comum as pessoas dizerem: Este livro é para mim ler.
Qual o equívoco? O certo é para eu ler.
Simplesmente não observamos que o mim torna-se o sujeito de ler. Pelas leis da gramática, mim e te não funcionam como sujeitos da ação. Logo: Para eu fazer, para eu ler, para eu escrever. Mim e te não praticam ação. Logo, mim não passa no vestibular; mim não namora, mim não vai a jogo de futebol. Eu, sim, passo no vestibular. Estudo para eu passar no vestibular. Na verdade, isso parece língua de índio: Mim Jane, tim Tarzã...
Os alunos irão reclamar: Que diferença faz, todo o mundo entende quando a gente diz pra mim fazer?
Ah, sim, vocês acham mesmo isso? Então vejamos:
Imaginem que um colega faça o seguinte convite:
Vou-te convidar para tu comeres lá em casa.
Tu é sujeito de comer. Logo, praticará a ação de degustar o alimento cozido. Trata-se de pronome reto, digno feitor de ações.
Trocando para o pronome oblíquo:
Vou-te convidar para te comer lá em casa.
Mudou alguma coisa? Penso que sim. Agora o convidado, de agente da ação de comer, passa a ser o cardápio.
Moral da história: Quando convidarem vocês para comer, perguntem se é com o reto ou com o oblíquo.
Então, preste atenção para o emprego dos pronomes eu, mim, tu, ti:
1º) Quando precedidas de preposição, não se usam as formas retas eu e tu , mas as formas oblíquas mim e ti .
Ex: Ninguém irá sem mim.
Nunca houve discussões entre mim e ti.
2º) Só usamos as formas retas eu e tu, mesmo precedidas de preposição, quando essas formas funcionam como sujeito de um verbo no infinitivo.
Ex: Deram o livro para eu ler.
Agora é hora de você treinar o que aprendeu. Vamos lá!
1.Complete com “eu” ou “mim”:
- eles chegaram antes de ____ .
- há algum trabalho para _____ fazer?
- há algum trabalho para _____ ?
- ele pediu para _____ elaborar alguns exercícios;
- para _____, viajar de trem é uma aventura deliciosa;
a) mim – mim – mim – mim – mim;
b) mim – eu – eu – eu – mim;
c) eu – eu – mim –mim – eu;
d) eu – mim –eu – mim – eu;
e) mim – eu – mim – eu – mim.
2. Assinale a única frase correta quanto ao uso dos pronomes pessoais:
a) você não pode ir sem eu;
b) meu amigo, o diretor quer falar consigo;
c) entre eu e tu não pode haver romance;
d) era para mim encontrar a solução do problema;
e) para mim, jogador de futebol tem que ter raça.
3. Assinale o exemplo que contém mau emprego de pronome pessoal:
a) nada mais há entre mim e ti;
b) nada mais há entre eu e ti;
c) nada mais há entre mim e ela;
d) nada mais há entre ele e você;
e) nada mais há entre ele e ela.
4. Era para _________ falar ________ ontem, mas não __________ encontrei em parte alguma.
a) mim – consigo – o;
b) eu – com ele – lhe;
c) mim – consigo – lhe;
d) mim – contigo – te
e) eu – com ele – o .
5. Assinale a alternativa em que o pronome grifado foi empregado corretamente:
a) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
b) É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois;
c) O processo está aí para mim examinar.
d) Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução foge a vossa alçada;
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.
6. Leia atentamente as seguintes frases:
I - João deu o livro para mim ler.
II - João deu o livro para eu ler.
A respeito das frases anteriores, assinale a afirmação correta:
a) a frase I está certa, pois a preposição para exige o pronome oblíquo mim.
b) a frase II está certa¸ pois o sujeito de ler deve ser o pronome do caso reto eu.
c) a frase I está certa, pois mim é objeto direito de deu.
d) a frase II está certa, pois, para exige o pronome do caso reto eu.
e) ambas as frases estão corretas, pois a preposição para pode exigir a forma mim quanto a eu.
7.Visitei o sítio da amiga de Paula, o qual muito me encantou. Usou-se o qual em vez de que:
a) por uma questão de estilo;
b) pois só o qual é conectivo;
c) pois a segunda oração é adjetiva;
d) pois ali só caberia um pronome relativo;
e) para evitar-se ambiguidade.
8. Vossa Excelência _____ arrependerá de ter traído ______ povo !
a) vos – vosso;
b) se – vosso;
c) vos – seu;
d) se – seu;
e) te – teu.
9. Complete as lacunas com o pronome adequado:
“Este encargo é para _________ assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre __________ .”
a) mim - eu e ti;
b) mim - mim e tu;
c) mim - mim e ti;
d) eu - eu e ti;
e) eu - mim e ti.
10. Complete as lacunas:
I - de presente, deu-lhe, um livro para _____ ler.
II - de presente, deu um livro para _______ .
III - nada mais há entre _______ e você .
IV - sempre houve entendimentos entre _______ e ti.
V - José, espere, vou _______ .
a) ela – mim – eu – eu – consigo;
b) ela – eu – mim – eu – consigo;
c) ela – mim – mim – mim – com você;
d) ela – mim – eu – eu – consigo;
e) ela – mim – eu – mim – consigo.
11.Indique a alternativa em que o pronome oblíquo é reflexivo:
a) Todos me ajudaram muito;
b) Eu me machuquei com a faca;
c) Assim tu o prejudicas;
d) Eu te direi toda a verdade;
e) Eu te darei o céu, meu bem, e o meu amor também.
12. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:
1) É muito difícil para ______ escrever-lhe diariamente.
2) Eles chegaram a discutir entre ______, mas não brigaram.
3) Percebi que o plano era para _______ desistir do jogo.
4) Passeando pelo jardim, o velho falava ________, murmurando frases confusas.
a) mim – eles – mim – consigo;
b) mim – si – eu – consigo
c) eu – eles – eu – contigo;
d) eu – si – eu – consigo.
e) mim – si – mim – contigo
13.Complete as lacunas com o pronome adequado:
1) “_____ documento que tens à mão é importante, Pedrinho?
2) “A estrada do mar, larga e oscilante _______ sim, o tentava.”
3) “Na traseira do caminhão lia-se ________ frase:Tristeza não paga dívida”.
4) “Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe-escorpião, a medusa, o mangangá.”
a) Esse – essa – esta – estes;
b) este – esta – esta – estes;
c) este – esta – essa – esses;
d) esse – essa – essa – esses;
e) este – esta – essa – estes.
14. Dadas as sentenças:
1) Ela comprou um livro para mim ler.
2) Nada há entre mim e ti.
3) Avilmar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta (s):
a) apenas a sentença nº 1;
b) apenas a sentença nº 2;
c) apenas a sentença nº 3;
d) apenas a sentença nº 1 e nº 2;
e) todas as sentenças
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